Pelas Ruas de Lisboa
10 Abril, 2011
“Estou esmagado com a qualidade dos vossos resultados”. Assim começou Nuno Luís o pequeno diálogo de despedida no fim do primeiro workshop de fotografia de rua da fotonature. Os participantes superaram largamente as expectativas mais optimistas da equipa de formação e por esse mesmo motivo gostaríamos de deixar aqui um profundo agradecimento a todos os que connosco inauguraram mais um novo trilho no longo caminho da fotonature.
O assunto não era fácil. O nosso objetivo de levar 12 participantes de máquina em punho pelas ruas de Lisboa a “roubar” fotos às pessoas, também não. Mas o que é certo é que o grupo conseguiu uma dinâmica tão forte que a poucos minutos do início da sessão prática já haviam clicks a serem ouvidos a curta distancia pelas pessoas que se cruzavam connosco.
Foto realizada durante o workshop por Joana Reis
O formador Luís Afonso, na sessão teórica da manhã, tentou partilhar um pouco da sua experiência e paixão por este género fotográfico. E nunca se cansou de repetir dois conceitos chave de quem fotografa a interação das pessoas com a rua: diversão e atitude positiva.
Fotos realizada durante o workshop por Sofia Duarte e Suzete Sequeira
Talvez as suas palavras tenham ecoado forte na alma de todos os presentes, tal foi a forma como em grupo, 14 pessoas se divertiram enquanto fotografam tudo o que mexia e em especial, todos os que se encontravam por perto dos sítios por onde passaram. Houve ainda tempo para meter conversa com quem por ali andava, mostrar fotos no lcd da câmara, rir e abraçar e também, como é inevitável neste tipo de fotografia, de ouvir um ou outro “não” mais sentido. Mas no fim do dia, não houve quem não tivesse ultrapassado um pouco (alguns em muito…) a nossa timidez natural e conseguido registar fotografias fabulosas onde corpo e alma humana enchem de emoção o pequeno retângulo da fotografia.
Foto realizada durante o workshop por Pedro Branco
Pela forma como todos acabamos o dia, atrevemo-nos a dizer que, por certo, muitos estariam cheios de vontade de continuar hoje. Nós, equipa fotonature, estamos desertos para que chegue o próximo!