Astrofotografia em Monsaraz

22 Novembro, 2012

O dia começou com muita, muita chuva, mas as previsões do “infalível” weather.com, faziam antever uma noite mais tranquila e limpa, algo que as próprias evidências no local tornavam difícil de acreditar. A recepção no hotel rural Monte Alerta, em Monsaraz, foi como aliás era de prever, muito calorosa e simpática por parte da gerência, que nos disponibilizou de imediato tudo o que precisávamos para que o workshop decorresse de forma perfeita. A sala, oferecia condições excepcionais proporcionando um grande conforto.

Fotografia de Catarina Simões

A aula teórica começou à hora prevista com uma sala preenchida por um grupo de participantes muito simpáticos e genuinamente interessados por aprender as ciências que regem os astros e as técnicas fotográficas que os permitem registar, de uma forma…diria eu…sublime! Poucas horas depois, já quase todos se tratavam por tu, num ambiente caloroso de amizade e partilha de conhecimentos, algo que a fotonature faz questão de tentar promover em cada workshop que realiza.

Fotografia de Tiago Barata

Com o tempo a avançar e a chuva a persistir, aproximava-se a hora prevista para jantar. O restaurante escolhido foi o Alcaide, perto do hotel Monte Alerta, onde a comida alentejana marcou presença com um bom vinho a acompanhar. Durante o jantar que decorreu de forma muito descontraída e saboreada, sugeri que fossemos beber café ao “Sem Fim”, um outro restaurante ali perto, no Telheiro, muito característico por uma das suas salas ser um antigo lagar de azeite. Além de muito interessante e peculiar, tem ainda uma galeria de arte que tivemos oportunidade de visitar na companhia do dono e chefe de cozinha, o Tiago.

Fotografia de Américo Humanes

Após esta breve visita, seguimos numa aventura em busca de uma Anta que existiria ali perto, segundo uma conversa que surgiu com o funcionário do restaurante no decorrer do jantar, e que acabou por despertar o interesse de todos nós. Ao chegar ao suposto local e com as nuvens ainda em pano de fundo, fizemos-nos à estrada, ou melhor dizendo, à lama, substância que caracterizava toda a área envolvente. Ciente deste problema e bem equipado para a travessia, estava um dos nossos participantes, o Nuno Guilherme, que com a sua carrinha 4×4, nos convidou a todos para um verdadeiro safari nocturno. Eramos 9, 3 de cada lado na parte exterior, e os restantes dentro da viatura, que sem duvida, nos transportou numa bela aventura por terras alentejanas e em busca da “Anta perdida”…

O Grupo de Participantes à procura da Anta Perdida! 🙂
Fotografia de Nuno Guilherme
Fotografia de Américo Humanes

Após uma prolongada e divertida foto de grupo a pouco metros da Anta e com o mau tempo a persistir, regressámos ao hotel para uma merecida pausa e a respectiva preparação dos equipamentos para a sessão que se seguiria. Não esquecendo a vestimenta adequada, pois o frio fazia-se sentir cada vez mais e ainda tínhamos pela frente uma longa noite (esperávamos nós) bem estrelada 🙂

Fotografia de Tiago Barata

Era agora 1h da manhã e todos estavam ansiosos por fazer os primeiros registos, o tempo ainda assim, abria e fechava consecutivamente. Optámos por prosseguir para o Cromeleque do Xarez, a primeira zona programada para uma sessão fotográfica nocturna. Foram várias as vezes que consultámos as previsões meteorológicas, que nos davam momentos de esperança e força extra, para aguentar mais umas horas em busca de um céu estrelado e difícil de avistar. Ainda assim, em poucas abertas vislumbrámos 3 meteoros (estrelas cadentes) que animaram todo o grupo. O tempo foi passando e os testes com pinturas de luz iam prosseguindo, até que as atenções se voltavam novamente para o céu, sempre que este “abria”.

Fotografia de Catarina Simões

Mais tarde, já de madrugada, com a maioria dos elementos fantásticos que compunham aquele grupo inesquecível a ter que se recolher para os seus aposentos e afazeres pessoais, Eu e mais 3 formandos incansáveis, fomos para o lago do Alqueva, local onde já perto do crepúsculo fomos brindados com algumas estrelas que embora rodeadas de nebulosidade, permitiram realizar algumas das astrofotografias que aqui partilhamos convosco, no rescaldo de mais um workshop de fotografia nocturna, fotonature!

Os workshops de astrofotografia regressam em 2013 com um workshop num formato verdadeiramente especial: o desafio é fotografar a zona do Alqueva de dia e de noite. Está à altura do desafio?