Via Láctea no Alentejo

10 Julho, 2013

Foi nas terras do grande Lago Alqueva que se realizou mais um workshop fotonature, desta vez sob o pano de fundo de um céu estrelado. Apesar do bom tempo diurno, com temperaturas muito elevadas, o céu pregou-nos uma partida, revelando discretamente a Via Láctea por entre uma transparência relativamente baixa, aliada a um nível de pó no ar anormalmente elevado para o que é costume encontrar na primeira reserva do mundo certificada como: “Star Light Tourism Destination”.

Fotografia de Nuno Reis
Fotografia de Nuno Reis
Fotografia de Carlos Tenente
Fotografia de Carlos Tenente

Após um jantar muito agradável, confecionado no próprio Monte Alerta turismo rural, todos estavam prontos para a aventura. Desta vez a equipa fotonature, para não deixar ninguém de fora e porque tivemos muitas inscrições e pedidos adicionais que infelizmente tivemos que recusar, avançou para a sessão prática no campo, com um grupo de 13 apaixonados participantes.

Fotografia de Catarina Simões
Fotografia de Catarina Simões

O primeiro local de visita foi o Cromeleque do Xarez, com uma primeira abordagem à exposição e temperatura de cor, mas sobretudo para afinar as focagens. Isto permitiu que no segundo local visitado – o centro náutico de Monsaraz – os participantes explorassem algumas das técnicas abordadas à tarde na aula prática. Isto permitiu que – libertando a imaginação e criatividade – os nossos participantes pudessem encontrar e traduzir a beleza do local com algumas das imagens que podemos apreciar neste artigo.

Fotografia de Luís Pinto
Fotografia de Luís Pinto

Houve espaço para Startrails, imagens de estrelas, pinturas com luz, rasto de lua, paisagem e alguma Via Láctea, muito tímida, pela pouca transparência atmosférica, mas sempre bela e imponente, rasgando os céus do Alentejo!

Fotografia de Vítor Martins
Fotografia de Vítor Martins
Fotografia de Nuno Reis
Fotografia de Nuno Reis

Os workshops de astrofotografia volta no próximo dia 24 de Agosto na zona de Lisboa, com um desafio muito apaixonante: transformar imagens captadas à luz das estrelas em verdadeiros filmes de cortar a respiração. Não perca!