Barlavento Algarvio

17 Outubro, 2012

Para alguns do algarvios que encontramos este fim de semana, o Algarve é um país à parte do nosso Portugal. Na fotonature não vamos tão longe, mas não há dúvida que a costa sul da alma Lusitana é mesmo uma coisa do outro mundo. Não é por isso de estranhar que muitas entidades estrangeiras considerem algumas das praias do Algarve como das mais belas do mundo. E foi este universo de sonho, de um azul turquesa profundo, que serviu de palco ao segundo workshop de paisagem natural de nível avançado do ano.

Praia do Camilo. Fotografia de Augusto Fernandes

Tudo começou numa viagem até Lagos na companhia de um dos participantes e amigo. Sim, porque uma vez mais, neste workshop os participantes eram também velhos amigos. Apenas o Hélder, que saiu da Bairrada às 3 da manhã de sábado e percorreu mais de 1100 km para se juntar a nós, tinha feito apenas um workshop connosco. A média dos restantes atinge já as 5 participações. Sim, leu bem, cinco!

Na manhã de sábado, após um belo nascer do sol que uns e outros aproveitaram para fotografar e de um pequeno almoço revigorante no hotel que a maior parte de nós escolheu para ficar, dirigimos-nos à Biblioteca Municipal para um sessão teórica adaptada à exigente plateia que tínhamos diante de nós. De lado ficaram os conceitos básicos da fotografia. Os participantes deste workshop de nível avançado já tinham presentes todos esses conceitos e por isso decidimos oferecer algo mais. Foram abordados três assuntos fundamentais da fotografia de paisagem de forma mais profunda: luz, composição e visão. Por pouco mais de duas horas debatemos estes temas e no fim desta sessão estávamos todos preparados para olhar a paisagem de forma diferente.

Ponta da Piedade na lente de Hélder Coelho

Após uma refeição ligeira no centro de Lagos era tempo de explorar as praias da zona, autênticos ex-libris da costa portuguesa. Da Ponta da Piedade à Praia do Camilo passaram-se mais de 5 horas de fotografia, à procura da composição perfeita e da fotografia que fizesse valer o dia. Do topo das falésias à beira-mar, tudo foi tentado para explorar ao máximo a beleza da zona. O azul turquesa das águas algarvias e o laranja forte das arribas abraçavam-se num sintonia perfeita de cor e luz. Foi um grande dia.

No final da sessão de análise fotográfica, quando a fome já aperta, a maior parte dos participantes tem em seu poder uma mão cheia de boas imagens. Os que não o conseguiram, têm novo dia para o conseguir. A exigência é também um fator que fazemos questão em cultivar nos nossos workshops e ainda mais numa sessão marcada com o nível avançado.

Praia do Camilo. Fotografia de Jorge Manso
Praia da Marinha. Fotografia de Eurídice Cristo

No dia seguinte, o despertador canta às 6h30 e após uma viagem rápida até ao concelho de Lagoa chegamos à praia da Marinha, um dos postais de apresentação mais conhecidos do Algarve. O objetivo é fotografar o nascer do sol num dos locais mais bonitos de Portugal. Pontos de interesse não faltam nesta praia: altas arribas, arcos duplos e triplos, rochas de grande porte no meio da areia e da água… enfim, o sonho de qualquer fotografo de paisagem natural. Depois de duas horas intensas é com muita dificuldade que deixamos a praia. Para mais tarde recordar, fica a foto de grupo feita debaixo de um dos pórticos de pedra.

Os arcos da Praia da Marinha na lente de Nuno Ribeiro
Os pináculos da Marinha. Fotografia de Luís Leal.

Próximo destino: Albandeira. Nesta praia, novas cavernas e novos portais. A maré está a encher, por isso há que ser rápido. Depois de passarmos pela porta que nos permite aceder ao lado ocidental da praia para vislumbrar o gigante arco apenas há tempo para fazer uma foto. Mesmo assim, há quem tenha de se molhar até ao peito para sair dali… São quase horas do pequeno almoço, por isso hora de partir de novo.

A praia de Albandeira. Foto de Hélder Coelho.

No final do workshop, corpo e mente retemperados, há ainda lugar para conhecer uma nova praia. A do Carvalho, perto de Benagil, é um local verdadeiramente único. A água está tão apetitosa que todos querem acabar o workshop dentro dela…

Fotografia de Tiago Barata na Praia da Marinha.

No final de mais uma sessão, trocam-se juras de voltar e de continuar a fotografar com intensa paixão. Nós continuamos já no próximo mês na Serra da Estrela para um dos pontos altos do ano: o Outono ao rubro no ponto mais alto de Portugal. As vagas estão a esgotar-se rapidamente!

A Praia do Camilo. Foto de Aníbal Marques.

A todos os presentes nesta aventura algarvia o nosso muito obrigado. Vamos ter saudades deste workshop. Até breve!