Outono na Serra da Estrela
25 Novembro, 2013
São 6.20 da manhã do dia 16 de Novembro de 2013, e estamos a menos de 3 horas de mais um workshop de Outono no Parque Natural Serra da Estrela, por sinal um dos mais procurados e espetaculares do calendário FN. O despertador toca e está na hora de acordar. Ainda que o seu inicio estivesse agendado apenas para as 9h00 da manhã, tinha-me comprometido com o participante/fotógrafo Nuno Reis irmos fotografar o nascer do sol no inevitável Covão da Ametade. Em boa hora tomámos essa decisão…
Um amanhecer que pouco prometia, rapidamente se tornou numa manhã única e inesquecível, pelo menos para mim e para o Nuno Reis, pois por certo irá perdurar por muitos anos na nossa memória, ou não tivesse começado a nevar neste icónico local da Serra da Estrela. Assistir a um momento destes nesta época do ano com as cores de Outono ao rubro, era algo que fazia parte há muitos e muitos anos do meu imaginário enquanto fotógrafo…permitam-me a inconfidência, mas vieram à minha memória dois grandes amigos de outras épicas jornadas fotográficas por este Parque Natural: o Pedro Bento e o Joel Santos.
No meio de tanta adrenalina fomos fotografando, eu e o Nuno Reis, como podíamos e estávamos naqueles momentos que o tempo passa depressa…muito depressa…e num ápice era hora de regressar. É daqueles momentos que se sente um aperto no coração, ter de virar costas a algo que se espera por tantos anos, mas as responsabilidades, pelo menos da minha parte, falavam mais alto e havia um workshop para conduzir.
Regresso a Manteigas a tempo do inicio do workshop e enquanto o Luís Afonso fica a leccionar a sessão teórica, altero o programa original do workshop e levo comigo todos os restantes fotógrafos a contemplarem algo de único e belo. Numa pequena palestra à entrada do Covão, chamo todos à razão, pois este era um momento que podem voltar a não presenciar neste Parque Natural, uma vez que é pouco usual nevar a meio de Novembro numa cota tão baixa.
Como que um chamamento superior, todos perceberam a importância do momento e fizeram imagens que a todos deixam embevecidos, sobretudo a equipa FN! As cores Outonais tinham desta vez a companhia da neve a dar uma ambiência mágica ao já de si colorido cenário. O mais difícil ainda estava para vir…“arrancar” do Covão da Ametade os nossos fotógrafos…não foi tarefa fácil…e foi a custo que regressámos à pitoresca vila de Manteigas.
Foi no Covão da Ponte que fomos de encontro ao merecido repasto e o tema dominante do piquenique era o inesperado nevão que se abateu sobre o maciço central do Parque Natural Serra da Estrela. Já com os níveis de adrenalina mais baixos, os nossos fotógrafos centraram as suas atenções nos vários cogumelos que por aqui se encontravam. Ainda que venenosos, como são bonitos os vermelhos e uma delicia para as objectivas!
Este era definitivamente um fim-de-semana de grandes emoções, e o fantástico bosque das faias esperava pela equipa FN e pelos ávidos fotógrafos de continuarem a registar imagens únicas. Uma paleta de cores, é a melhor forma de definir este bosque, onde uma amálgama de árvores de folha caduca faz as delicias dos nossos fotógrafos!
Antes de um jantar onde foram provadas algumas iguarias tradicionais desta região de Portugal, ainda houve tempo para a tradicional análise fotográfica, onde foram trocadas ideias sobre as imagens obtidas no dia e revistos alguns aspectos que podiam e deviam ser corrigidos no dia seguinte.
Dia seguinte esse que começou com um arrepiante nascer-do-sol…de regresso ao Covão da Ametade, uma luz difusa resolve ir de encontro ao Cântaro Magro, ainda pincelado com os resquícios de neve do dia anterior. Que momento de luz e de tensão na ânsia de não deixar escapar este momento efémero. Após uma paragem para pequeno almoço, era tempo de visitar a imponente e deslumbrante cascata do Poço do Inferno, que para mim é sempre deliciosa de se ver, tal a beleza que emana. As suas águas puras e cristalinas foram um deleite para os nossos fotógrafos, fosse com tele objectiva ou com grande angular.
Antes de terminar um agradecimento muito especial ao nosso grande amigo Miguel Serra, por todo o apoio prestado de cada vez que a equipa FN tem de se deslocar a esta região tão bela de Portugal. Por fim, um forte abraço ao Joca e a todo o staff da Quinta de Leandres pela sua simpatia e disponibilidade em nos receber de forma tão acolhedora e cordial!
E assim cai o pano sobre mais um workshop do nosso calendário, que por certo irá perdurar por muitos anos na memória de todos nós. As nossas actividades voltam no Natal, para o já habitual workshop de luzes de Natal em Lisboa.