Workshop Noite na Cidade de Lisboa

19 Julho, 2011

Já o sol se escondia no horizonte quando lentamente assistíamos ao cair da noite, de forma tão suave e bela, como os sentimentos e mistérios que esta normalmente traz consigo. Ao olhar o escuro azul do céu, começavam-se a avistar pequenos pontos de luz – as estrelas -, que de forma desordenada se iam multiplicando, dando uma outra áurea ao breu que entretanto conquistava por completo os céus. Era tempo da lua – também ela – fazer a sua aparição. Cheia, mágica e misteriosa, como tem habituado todos aqueles que ousam contemplar a sua beleza. Mas a noite não é apenas sinónimo de mistério, medo, silêncio, fantasia e paixão. É também ela, sinónimo de inspiração! E no que às artes diz respeito, a noite é uma fonte inesgotável de inspiração, basta despertarmos os nossos sentidos para tal. Ver para além da realidade, foi o mote deste primeiro workshop fotonature de fotografia de cidade nocturno.

Durante o decorrer da sessão teórica, os sentidos dos participantes começaram a ficar despertos para a imensidão de oportunidades que a fotografia nocturna representa, mostrando que a noite não se resume a uma escuridão quase total, pelo menos no que à fotografia diz respeito. Finda a já habitual sessão teórica, chegou a hora de apelar à paixão pela fotografia e pôr em prática a criatividade individual de cada um. As fotografias, iriam aparecer por acréscimo e de forma natural…

A nossa aventura começou na Torre de Belém e não foi preciso esperar muito para as primeiras imagens com qualidade começarem a aparecer nas câmaras dos participantes. A partir deste momento, o entusiasmo aumentou e o nível de adrenalina de cada um também se elevou.

Fotografia de Isabel Santos

Fotografia de Isabel Santos feita durante o workshop.

Ainda na zona da Torre de Belém, subimos a uma ponte pedonal para fotografar o “arrasto” provocado pelas luzes dos carros em movimento, fazer “panning” e ainda experimentar o famoso Zoom Burst. E é incrível como a máquina regista coisas que os nossos olhos não vêem…

Fotografia de Nuno Ribeiro

Fotografia de Miguel Moreira

Fotografias de Nuno Ribeiro (em cima) e Miguel Moreira realizadas durante o workshop.

Sempre bela e misteriosa, a lua já tinha feito a sua aparição, ainda que tímida e escondida atrás de algumas nuvens que deambulavam pelos céus. A caminho do Padrão dos Descobrimentos, uma nova oportunidade fotográfica se depara: um pequeno lago artificial reflectia na totalidade este monumento emblemático da nossa cidade e parte da ponte 25 de Abril bem como o Cristo-Rei, podiam ser registados. Mais um momento de grande êxtase entre todos os participantes.

Fotografia de Nuno Reis

Fotografia de Nuno Reis feita durante o workshop.

Os estômagos vazios dos nossos participantes já se faziam ouvir, mas arranjaram-se ainda forças para fotografar o Mosteiro dos Jerónimos e o colorido repuxo de água que é possível encontrar no jardim diante do Mosteiro. Para que ninguém caísse para o lado com a fraqueza, a equipa Fotonature ofereceu a todos os participantes, um dos símbolos de Portugal: o famoso Pastel de Belém, ainda quentinho!

Fotografia de Kady Kounta

Fotografia de Kady Kounta feita durante o workshop.

Após o merecido repasto, chegou a altura de fazer fotografia, ou seja, escrever com luz. O Luís Afonso encarregou-se de mostrar a todos os participantes como desenhar com uma pequena lanterna de bolso e com maior ou menor dificuldade, acabou por desenhar um enorme smile ☺.

Fotografia de Nuno Reis

Fotografia de Nuno Reis feita durante o workshop.

Em género de balanço, este primeiro workshop de fotografia nocturna de cidade, foi um sucesso! A próxima aventura Fotonature, segue já dentro de dias, também num workshop de fotografia nocturna, desta vez de paisagem natural, já no próximo dia 27 de Agosto. Venha com a nossa equipa em mais uma missão – a partilha de um gosto e de uma paixão: a fotografia!

Categorias
Noturno Workshops
Etiquetas