Workshop de Natal

23 Dezembro, 2011

25 é o número do dia de Natal, mas é também o número de código do último workshop fotonature de 2011. E foi sobre o lema da magia e da luz que nasce do espírito desta quadra que partilhamos com quem decidiu viver connosco este último workshop do ano um início de noite muito especial.

Tudo começou, como habitualmente, na Rua Andrade Corvo onde tem lugar a inicial sessão teórica. Entre apresentações, descobertas e muita informação partilhada, as duas primeiras horas passam num ápice. Embora o workshop tenha começado de dia, cedo anoitece nesta altura do ano e por volta das 16h30 já estamos prontos para iniciar a sessão prática lá fora sob a luz das estrelas… de Natal. Mas antes, é tempo para um pequeno lanche convívio oferecido pela fotonature: vinho do Porto, chá quente e como não poderia deixar de ser, o obrigatório bolo-rei. Afinal, é Natal!

O nosso objetivo para a sessão prática estava definido: fotografar as iluminações de Natal da cidade de Lisboa. Já sabíamos de antemão que os senhores da Troika tinham convencido o nosso presidente da Câmara a poupar nas luzes natalícias. Como viajar até à Madeira estava fora de questão – pelo menos por agora 😉 – decidimos ficar e procurar pela cidade. A primeira paragem seria a rotunda do Marquês de Pombal. Ali foram postos em prática os primeiros conceitos e poucos minutos depois já todos estávamos embrenhados em exposições mais ou menos longas, aberturas mais ou menos abertas e ISOs mais ou menos elevados. O importante era mesmo fazer a foto perfeita.

Fotografia de Paulo Vasconcelos

Fotografia de Paulo Vasconcelos

Cerca de uma hora depois e uns metros mais abaixo, em plena Avenida da Liberdade, experimentam-se novas composições, novas formas de mostrar a luz que se espalha por toda a cidade.

Fotografia de Vânia Sampaio

Fotografia de Vânia Sampaio

Fotografar a vida de quem passa, as montras coloridas e toda a azafama das compras de Natal é também um ótimo tema quando saímos à rua com a máquina na mão nesta altura do ano. Foi exatamente o que fizemos na nossa terceira paragem em pleno coração de Lisboa, mais precisamente na Praça Dom Pedro IV, mais conhecida por Rossio.

Fotografia de Vânia Sampaio

Fotografia de Vânia Sampaio

As horas vão passando, as fotos vão-se sucedendo e neste estilo de fotografia o tempo passa literalmente a correr, pois para fazermos uma foto temos de esperar um pouco mais do que é habitual e como resultado disso fazemos menos fotos do que faríamos de dia. Temos tempo ainda para parar um pouco na zona do Chiado para nos abrigar da chuva que decide fazer a sua aparição por uns breves 15 minutos e depois é hora para rumarmos à Praça Luís de Camões.

Também aqui as luzes estão desligadas. Elas existem nas árvores, mas a EDP terá certamente cortado a luz aqui na zona… Para colmatar tudo sito, um grupo de estudantes de arquitetura resolveu espalhar a luz por todos os que ali se encontravam e ofereceu luzinhas pisca-pisca a todos os membros do workshop. Como sempre, a simpatia do grupo fez-se notar e todos iluminados lá nos preparamos para fazer as ultimas fotografias da noite. O quiosque típico da praça serviu de inspiração a muitos dos nossos participantes.

Fotografia de Rita Marques

Fotografia de Rita Marques

E naquele lugar, com aquele cenário, em Lisboa era mesmo Natal.

Queríamos aproveitar para agradecer a todos quantos passaram pelos nossos workshops durante o ano de 2011. Foram 25 workshops no nosso calendário, outras tantas experiências que tiveram certamente muito para contar. Todos esses momentos, inesquecíveis para nós, só foram possíveis devido a vós, pela vossa vontade de aprender e por espalharem nas nossas sessões a vossa simpatia e dedicação a esta arte que a todos nos une.

A todos, em especial aos nossos participantes, um Feliz Natal e um Grande 2012! Que a melhor luz ilumine sempre as vossas vidas.

Categorias
Noturno Workshops
Etiquetas