Workshop Parque Natural Sintra-Cascais Nocturno

4 Setembro, 2011

A fotografia noturna representa, para muitos de nós, a entrada num admirável mundo novo. Um mundo onde luz, movimento e o irreal se fundem, criando imagens verdadeiramente únicas. Num tempo onde as imagens se repetem cada vez mais, é bom encontrar um tipo de fotografia que poucos exploram, mas que produz imagens capazes de deixar qualquer de boca aberta!

Foi com essa ideia em mente que seis participantes se reuniram pela mão da fotonature para um workshop de fotografia noturna no contexto da paisagem natural. O número reduzido de participantes deveu-se à presença de um único formador – neste tempo de férias – e ao baixo rácio entre formandos e formadores que fazemos questão de manter. Após a habitual sessão teórica, desta vez dada em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, onde se apresentaram conceitos gerais relacionados com a fotografia noturna e técnica fotográfica, bem como alguns mais relacionados com este tipo de fotografia quando aplicados à paisagem natural, viajamos todos para o primeiro destino: a linda Praia do Abano.

Catarina em plena sessão ao por do sol

Catarina em plena sessão ao por do sol na Praia do Abano

Na praia do Abano fotografou-se o por do sol e entrou-se pela noite dentro… Colocaram-se as primeiras técnicas em prática e entre ISOs, aberturas e tempos de exposição, necessariamente cada vez mais longos, faziam-se as contas certas para conseguir a exposição perfeita. As horas iam passando a ritmo acelerado e o vento soprava forte, tornando este nosso empreendimento um pouco mais penoso. Mais uma das provas que isto da fotografia de paisagem natural não é coisa fácil.

Foto de Isabel Crispim

Fotografia feita durante o workshop por Isabel Crispim

A pouco mais de três horas do fim do workshop é altura de rumar a novo destino. Desta vez, a Praia da Adraga e o seu bar de apoio recebem-nos para uma pequena pausa onde retemperamos forças e onde vamos consolidar os conhecimentos até agora partilhados. A praia tem uma orientação perfeita para a fotografia noturna e isso nota-se nas fotos dos participantes. O céu está limpo, o vento aqui não sopra forte e a Estrela Polar encontra-se facilmente. Tudo é perfeito para uma noite de fotografia.

Foto de Isabel Crispim

Fotografia feita durante o workshop por Isabel Crispim

Para a foto final, contamos todos 30 minutos e voltamos para casa com as máquinas ainda ligadas a acabar a fotografia. Quer saber porquê? Venha connosco já no próximo dia 17 de Setembro para mais um workshop de fotografia noturna no Parque Natural Sintra-Cascais. Mas convém inscrever-se já, pois é provável que quando ler estas palavras o workshop já se encontre esgotado…

Categorias
Noturno Workshops