Passeio Fotográfico Primavera na Peneda

Castro Laboreiro, 1 a 4 de maio 2025

A Serra da Peneda está situada no extremo mais setentrional do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é o território menos visitada desta área protegida. Na primavera, o verde fresco das bétulas toma conta da paisagem, assim como o colorido do tojo e da urze. As formações rochosas de um granito exposto lembram gigantes naves inter-galácticas e os rios de montanha brincam ainda com as águas puras de um inverno que acaba de adormecer. Nestes lugares parece que o tempo parou e é provável que nunca tenha realmente sentido a serenidade do silêncio e a sua paz até ter vindo até Castro Laboreiro. Prometemos que no final deste passeio vai querer voltar muitas vezes.

Inscrições até 1 de abril

Inscrever-se já! Partilhar no Facebook

Líder desta experiência


Luís Afonso

Luís Afonso
Lembra-se dos trilhos caminhados, enquanto adolescente, pela Serra da Peneda, pelas florestas circundantes. Recorda o aroma intenso das terras frescas do norte. O Gerês, conheceu mais tarde já de equipamento fotográfico na mochila, tendo fotografado a zona por uma mão cheia de vezes. É apaixonado pela natureza, pela fotografia e por partilhar tudo aquilo que aprendeu ao longo de quase 30 anos atrás da câmara.
Saber mais

Informação rápida


Local Peneda-Gerês
Data 1 a 4 de Maio 2025
Preço 360€
Preço Acompanhante 180€
Estilo Fotográfico Natureza
Duração 4 dias (28 horas)
Nível Exigência Física Fácil, excepto ida à Lagoa da Meadinha (opcional).
Clima Ameno, alguma possibilidade de chuva
Nº Participantes Mínimo: 5, Máximo: 12
Data Limite de Inscrição 1 Abril 2025

Condições Específicas


Pagamento
50% via transferência bancária no acto da inscrição. Os restantes 50% devem ser pagos até 8 dias antes da data do passeio.

Inclui
Acompanhamento de líder Primeira Luz durante todo o passeio
Sessão de análise de portfólio
Seguro de acidentes pessoais

Exclui
Deslocação até ao local de início do programa de terra
Deslocações no local
Refeições
Outros extras, incluindo material fotográfico

O que pode esperar


Este passeio fotográfico vai centrar-se em duas componentes principais: montanha e floresta (com alguns rios).

Prepare-se para se embrenhar no meio das florestas mais antigas e preservadas de Portugal. Para as fotografar, vai precisar de uma tele-objectiva, da sua macro e de uma objectiva standard.

Venha igualmente preparado para fotografar junto a montanha, entre grandes planos e pequenos detalhes. Não esqueça o polarizador e as várias objectivas para cada um destes elementos.

Para os mais preparados, vamos ainda subir à Lagoa da Meadinha a partir do Santuário da Peneda e visitar um dos locais mais bonitos de Portugal.

Programa resumido


Dia 1 Check-in em Castro Laboreiro. Sessão fotográfica na zona de Castro Laboreiro.
Dia 2 Passeio de dia inteiro pela serra da Peneda.
Dia 3 Passeio de dia inteiro pela serra da Peneda com visita à Lagoa da Meadinha.
Dia 4 Manhã em Castro Laboreiro e check-out

Questões frequentes


Como posso fazer a minha inscrição?
Inscreva-se através do formulário de inscrição.

Qual o número mínimo de inscritos para que o passeio se realize?
5 inscritos efetivados (com reserva paga) à data limite de inscrição.

Qual a data limite para me inscrever neste passeio?
1 de Abril de 2025

Qual o nível de exigência física?
A quase totalidade do passeio tem pouco ou nenhuma exigência física. Os locais a fotografar são de fácil acesso e as caminhadas a realizar serão em terreno seguro e com poucas ou nenhumas elevações. Apenas a subida à Lagoa da Meadinha é considerada difícil, uma vez que é preciso subir 320 metros em 2 km de caminhada num trilho romano. O trilho está bem conservado, mas a subida é íngreme, tal como a descida. Normalmente faz-se em uma hora para cada lado.

Não vou conseguir subir à Lagoa da Meadinha. Posso ir na mesma ao passeio?
Claro que sim. A ida à lagoa ocupa apenas uma parte do terceiro dia. Nesse tempo há muito para fotografar perto do hotel, em Castro Laboreiro. Ou pode aproveitar para repousar antes do jantar.

Este passeio fotográfico é igual a um workshop Primeira Luz?
Não. Os nossos passeios fotográficos não incluem qualquer tipo de formação teórica ou prática. O líder é um guia que leva os participantes aos locais e que assegura o cumprimento do programa estabelecido para o passeio, podendo fazer os ajustes necessários para que a mesma se desenrole da melhor maneira possível. No entanto, como formador Primeira Luz está apto a responder a qualquer questão fotográfica que queira colocar e não deixará de garantir o acompanhamento necessário para que consiga trazer as melhores fotos deste passeio. Ao contrário do que habitualmente acontece nos workshops, os líderes nos passeios fotografam ao seu lado e partilham consigo todo o processo para obter as suas imagens.

Que serviços inclui o valor a pagar?
Seguro de acidentes pessoais e acompanhamento de líder Primeira Luz durante todo o passeio.

O alojamento é tratado por quem?
O alojamento estará a cargo do participante, sendo este responsável pela marcação do mesmo. No entanto, serão dadas algumas indicações e a Primeira Luz apresentará uma opção com vantagens especiais para este evento.

Quais as condições associadas a acompanhantes?
O acompanhante é alguém que se inscreve em conjunto com o participante e que está presente ao seu lado durante todo o passeio, usufruindo das diversas experiências proporcionadas. O acompanhante não pode participar no passeio como fotógrafo, ou seja, com material fotográfico próprio (nesse caso deve inscrever-se como participante). No preço para acompanhante estará incluído, caso aplicável, o custo de todas as entradas e actividades que vai realizar em conjunto com o restante grupo. Só é permitido a presença de um (1) acompanhante por participante.

Qual a Política de Cancelamento para os Serviços de Terra?
Até 30 dias poderá cancelar sem quaisquer custos o programa de terra. Entre 30 a 16 dias do início do passeio, gastos de 50% do total reservado. Entre 15 dias ou no-show, 100% de gastos.

O seguro inclui protecção para o meu material fotográfico?
Não. O participante é responsável pelo seu equipamento fotográfico durante toda o passeio. Deverá garantir o seu devido acondicionamento e transporte desde a partida até à chegada. Tenha atenção que o tripé pode não ser possível transportar na cabine do avião, pelo que deve garantir o seu transporte na bagagem de porão. Traga uma capa à prova de água para a sua mochila.