A Magia do Piodão e Serra do Açor

Piodão, 13 e 14 Março 2021

Atualmente existem 12 aldeias em Portugal classificadas como “aldeias históricas” que na sua grande maioria se encontram localizadas na Beira Alta e na Beira Baixa. Nos caminhos sinuosos da Serra do Açor encontra-se a histórica Aldeia do Piódão. A sua posição cenográfica, encastelada na serra e em forma de anfiteatro, concede a esta aldeia o título de “presépio de xisto”. Não são apenas as casas que são construídas em xisto. As estreitas e tortuosas ruas desta aldeia também o são, conferindo-lhe uma áurea invejável e única. A beleza não termina na aldeia. Monte do Colcurinho, Fraga da Pena, Mata da Margaraça, Poço da Broca, Loriga, Vide e Foz d´Égua, são alguns dos locais de beleza única que se encontram escondidos, sem esquecer as inúmeras cascatas possíveis de encontrar nos recantos e encantos da Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Inscrever-se já! Partilhar no Facebook

Líder desta experiência


Nuno Luís

Nuno Luís
Foi em Sintra que começou a dar os primeiros passos na fotografia mas rapidamente alargou horizontes e aliou duas das suas grandes paixões: fotografar e viajar. Para cada viagem que faz, tem por hábito registar e partilhar as suas aventuras diárias num blogue. Com mais de 15 países visitados, Nuno Luís já teve também a oportunidade de liderar vários passeios fotográficos dentro e fora de Portugal.
Saber mais

Informação rápida


Local Piodão
Data 13 e 14 de Março 2021
Preço 160€
Preço Acompanhante 80€
Estilo Fotográfico Natureza
Duração 2 dias (16 horas)
Nível Exigência Física Moderado. Esta actividade envolve alguma caminhada, em trilhos bem demarcados. Pode haver a necessidade de efetuar caminhadas em subida.
Clima Frio, alguma possibilidade de chuva
Nº Participantes Mínimo: 5, Máximo: 8
Data Limite de Inscrição 1 Março 2021

Condições Específicas


Pagamento
50% via transferência bancária no acto da inscrição. Os restantes 50% devem ser pagos até 8 dias antes da data do passeio.

Inclui
Seguro de acidentes pessoais
Acompanhamento de líder Primeira Luz durante todo o passeio
Sessões de apresentação e análise das fotografias obtidas via conferência web

Exclui
Deslocação até ao local de início do programa de terra
Deslocações no local
Refeições
Outros extras, incluindo material fotográfico

O que pode esperar


A Serra do Açor é a parente pobre do sua “prima”, a Serra da Estrela. No entanto, esconde uma beleza única e invejável que em nada fica a dever à sua congénere. Nestes 2 dias, apenas teremos uma única preocupação: fotografar a tempo inteiro! Seja na histórica aldeia do Piodão, na imponente queda de água da Fraga da Pena ou na paisagem de perder de vista do Monte do Colcurinho, motivos de interesse não irão faltar. Já ouviu falar em Foz d´Égua? Se não, nós teremos o prazer de lhe apresentar um dos paraísos da Serra do Açor. As aldeias de Avô, Vide e Loriga também irão merecer a nossa atenção, bem como as muitas quedas de água que se encontram espalhadas um pouco por toda a serra. Tratando-se de um passeio fotográfico, não interessa a câmara fotográfica que possuí! Se a sua paixão é o contato com a natureza, este passeio foi feito a pensar em si, por uma equipa de profissionais que irá mostrar os locais mais bonitos desta pequena maravilha de Portugal. Acompanhe a nossa equipa em mais esta jornada, num dos tesouros mais bem guardados do centro de Portugal – a Serra do Açor!

Questões frequentes


Como posso fazer a minha inscrição?
Inscreva-se através do formulário de inscrição.

Qual o número mínimo de inscritos para que o passeio se realize?
5 inscritos efetivados (com reserva paga) à data limite de inscrição.

Qual a data limite para me inscrever neste passeio?
10 Fevereiro 2021

Este passeio fotográfico é igual a um workshop Primeira Luz?
Não. Os nossos passeios fotográficos não incluem qualquer tipo de formação teórica ou prática. O líder é um guia que leva os participantes aos locais e que assegura o cumprimento do programa estabelecido para o passeio, podendo fazer os ajustes necessários para que a mesma se desenrole da melhor maneira possível. No entanto, como formador Primeira Luz está apto a responder a qualquer questão fotográfica que queira colocar e não deixará de garantir o acompanhamento necessário para que consiga trazer as melhores fotos deste passeio. Ao contrário do que habitualmente acontece nos workshops, os líderes nos passeios fotografam ao seu lado e partilham consigo todo o processo para obter as suas imagens.

Que serviços inclui o valor a pagar?
Seguro de acidentes pessoais, acompanhamento de líderes Primeira Luz durante todo o passeio e sessões de apresentação e análise via conferência web.

O alojamento é tratado por quem?
O alojamento estará a cargo do participante, sendo este responsável pela marcação do mesmo. No entanto, serão dadas algumas indicações e a Fotonature apresentará uma opção com vantagens especiais para este evento.

Quais as condições associadas a acompanhantes?
O acompanhante é alguém que se inscreve em conjunto com o participante e que está presente ao seu lado durante todo o passeio, usufruindo das diversas experiências proporcionadas. O acompanhante não pode participar no passeio como fotógrafo, ou seja, com material fotográfico próprio (nesse caso deve inscrever-se como participante). No preço para acompanhante estará incluído, caso aplicável, o custo de todas as entradas e actividades que vai realizar em conjunto com o restante grupo. Só é permitido a presença de um (1) acompanhante por participante.

Qual a Política de Cancelamento para os Serviços de Terra?
Até 30 dias poderá cancelar sem quaisquer custos o programa de terra. Entre 30 a 16 dias do início do passeio, gastos de 50% do total reservado. Entre 15 dias ou no-show, 100% de gastos.

O seguro inclui protecção para o meu material fotográfico?
Não. O participante é responsável pelo seu equipamento fotográfico durante toda o passeio. Deverá garantir o seu devido acondicionamento e transporte desde a partida até à chegada. Tenha atenção que o tripé pode não ser possível transportar na cabine do avião, pelo que deve garantir o seu transporte na bagagem de porão. Traga uma capa à prova de água para a sua mochila.