Estrelas na Arrábida

11 Novembro, 2013

Realizou-se no passado dia 2 de Novembro, mais um workshop de astrofotografia da fotonature, desta vez a cerca de 40 km de Lisboa, numa das belas Serras que circundam a grande captial e não me refiro a Sintra, que por estar na margem Lisboeta oferece um céu um pouco mais poluído que o da Serra da Arrábida, na margem sul do Tejo.

Fotografia de Almor Loução
Fotografia de Almor Loução

Depois da habitual aula teórica em sala, com muitas questões que permitiram esclarecer todas as dúvidas dos nossos participantes, baseadas no mito que assombra muitos corações apaixonadas pela fotografia e a beleza do Universo, isto é, retraídos por acreditarem que a astrofotografia é um “bicho de 7 cabeças” ou uma coisa só para cientistas :), partimos para um lanche ajantarado rápido, mas muito agradável e reconfortante! Todos estavam agora prontos para dar início à sua aventura em busca das estrelas há muito perdidas pela imensidão luminosa que poluiu e invadiu as grandes cidades, ocultando assim o céu ancestral onde imperava a grandeza do Universo mesmo acima das nossas cabeças. A Serra da Arrábida, foi assim o local escolhido para a sessão prática nocturna com 8 apaixonantes participantes, que na chegada ao local, rapidamente se preparam para aproveitar cada segunda de uma noite que contrariou todas as expectativas de mau tempo dadas pela previsão da semana anterior.

Fotografia de Rita Silva
Fotografia de Rita Silva
Fotografia de Ássuncion Febrer
Fotografia de Ássuncion Febrer

Assim, houve tempo para tudo, nuvens, um ou outro time lapse curto, rastos de estrelas à volta da estrela polar, o vislumbre da Via Láctea que se despede assim de nós, até ao próximo Verão, altura em que a horas favoráveis, esta nos mostrará novamente a região central repleta de poeiras, gases nebulosas e enxames de estrelas, onde se encontram situadas as constelações do sagitário e Escorpião.

Foto de João Rodrigues
Foto de João Rodrigues

A fotonature, sente-se assim lisonjeada com belos resultados que este grupo de participantes dedicado conseguiu alcançar, em apenas 4 horas de prática, onde para muitos, foi a primeira de muitas experiências que estamos certos ainda virão a suceder no futuro. É por este e outros motivos, que nunca nos cansamos de mencionar, que vocês, são os melhores participantes do mundo!

Fotografia de Luís Mateus
Fotografia de Luís Mateus
Fotografia de Sofia Saldanha
Fotografia de Sofia Saldanha

Em nome de toda a equipa fotonature, o nosso muito Obrigado por partilharem desta aventura e verdadeira paixão!