Noites da Caparica

20 Agosto, 2012

Este primeiro workshop de astrofotografia e paisagem nocturna que tive o grande prazer de ministrar conjuntamente com a preciosa ajuda do Nuno Luís, foi sem dúvida inesquecível. Como elemento mais recente da fotonature, serviu para marcar a minha integração nesta fantástica equipa que se tem distinguido no mercado nacional pelo: profissionalismo, bom gosto, simplicidade, proximidade e acima de tudo, pela grande dedicação ao projecto e a todos os participantes. São vocês que permitem chegar cada vez mais longe a “marca” fotonature. O meu Obrigado a todos os participantes.

Foto de José Proença

Fotografia de José Proença

O workshop decorreu num ambiente tranquilo e descontraído como aliás já é apanágio. Após a apresentação de todos os participantes e dois ou três dedos de conversa, começámos a falar sobre astronomia, um elemento essencial para nos ajudar a localizar na esfera celeste. Um factor importante que se revelou útil mais tarde na sessão prática, em campo. Após as primeiras horas de teórica e duas pausas para café, seguiu-se a sessão de processamento, onde se revelou a magia da fotografia…como que por um toque de magia os participantes puderem ver nascer uma imagem de rastos desde o seu início. Foi sem dúvida um momento que acabou por aguçar o apetite e inspirá-los para aquilo que viriam a fazer pela noite dentro, com os seus próprios equipamentos, ideias, técnica, engenho e arte.

Foto de Lisa Silva

Fotografia de Lisa Silva

Após a aula em sala seguiu-se uma pausa de duas horas que permitiu que houvesse tempo para descansar, organizar ideias e repor energias, com a realização de um agradável jantar que espontaneamente se desenrolou em conjunto, num clima descontraído e familiar, muito perto do local onde se realizou a sessão teórica. Aqui, tivemos oportunidade de nos conhecermos todos um pouco melhor, havendo espaço para a troca de ideias e experiências, algo que a fotonature valoriza imenso, pois é nestes momentos que aprendemos uns com os outros.

Foto de Nuno Reis

Fotografia de Nuno Reis

Já em terras da Caparica, mais precisamente nos Capuchos, os participantes tiveram oportunidade de assistir ao crepúsculo náutico sobre o Oceano Atlântico, um momento único em que o céu assume tonalidades e cores incríveis e onde o sol se despede até ao dia seguinte, dando lugar à magia da noite, que brindada pela imponente presença da Lua, permitiu assim a captação de imagens fantásticas por parte de todos os fotógrafos, participantes e acima de tudo…grandes entusiastas, que ali estiveram presentes em mais uma aventura fotonature.

Foto de Sérgio Almeida

Fotografia de Sérgio Almeida

Mas a noite não ficou por ali e havia ainda um outro local a explorar, um pequeno e mágico pinhal junto à Fonte da Telha, o local escolhido para a sessão de rastos lunares e estelares. Foi incrível constatar que todos estavam a encontrar rapidamente as suas posições face às estrelas e aos objectos celestes, mas tendo sempre em conta a paisagem terrestre que escolheram para compor as suas fotografias. À medida que o tempo avançava, via-se o entusiasmo espelhado nas silhuetas que se conseguiam distinguir na escuridão do cenário, apenas iluminado… à luz do luar.