Workshop Pelas Ruas de Lisboa

7 Setembro, 2011

Uma das grandes novidades no calendário de 2011 da fotonature foi a inclusão de outro tipo de workshops para além das já populares sessões de Paisagem Natural. De entre esses, os de fotografia de rua são dos que mais recetividade têm tido no seio dos nossos participantes. Prova disso mesmo foi o magnífico clima que reinou no workshop de sábado passado.

O desafio era simples e complexo ao mesmo tempo: levar um grupo de mais de uma dezena de fotógrafos pelas ruas de Lisboa a registar para a posteridade quem se atrevesse cruzar-se no seu caminho. Simples, porque uma cidade com a dimensão de Lisboa está constantemente repleta de pessoas; complexo porque o ato de fotografar um estranho provoca sempre uma adrenalina muito especial e o ultrapassar das barreiras psicológicas que esse passo implica nem sempre são fáceis de ultrapassar. Isto pelo menos a julgar pelos comentários produzidos no início da sessão pela maior parte dos inscritos.

Mas como se veio a revelar no decorrer do workshop, afinal fotografar pessoas não é assim tão complicado como parece… desde que devidamente guiados por alguém que tem mais de uma mão cheia de anos a fotografar nas ruas.

Foto realizada durante o workshop por Karla Correia

Foto realizada durante o workshop por Karla Correia

Depois da regular sessão teórica da manhã, já todos estão cheios de vontade de sair para a rua de máquina em punho. Os conteúdos apresentados, além de conterem dicas fundamentais para se aventurar e perceber o que é isto da fotografia de rua, são também um convite apaixonado para fazer grandes fotos de pessoas na sua relação com o meio urbano que as rodeia.

Após um almoço convívio onde se aproveita para esclarecer questões sobre outros assuntos ligados à fotografia – que tripé comprar, que definições na máquina usar, como se faz esta e aquela foto… – está tudo pronto para começar a sessão prática. E a vontade é muita… logo na plataforma do metro que nos vai guiar ao primeiro local já existem participantes a fotografar e nem o balançar das carruagens os demove. Como formadores, é gratificante sentir começar um workshop desta forma. É sinal que tanto a sessão teórica como o convite a fazer mais e melhor resultou em cheio.

Karla em ação em plena viagem no metro de Lisboa

Karla em ação em plena viagem no metro de Lisboa

Foto de Nuno Luz feita no metro de Lisboa

Foto de Nuno Luz feita no metro de Lisboa

As lições começam, é tempo de perceber na prática o que é isso da abertura, velocidade, ISO e de perceber finalmente para que serve o mágico histograma. À medida que o tempo avança e a técnica é apreendida chega a hora do primeiro grande desafio. Os formadores dão o mote e começam a interagir com as pessoas do bairro da Bica. Passados uns minutos, a “algazarra” instala-se e não há quem não converse, tire retratos, faça fotografia de rua. Os primeiros medos exorcizam-se e a partir daí não há quem pare os nossos participantes. O resultado é um sem número de pessoas a pedir-nos fotos e mais fotos. Os LCDs das câmaras servem de montra para quem é fotografado e a partilha eleva-se. Momentos para recordar para sempre, sem dúvida.

Avançando no workshop e nas horas do dia, segue-se para novo ponto da cidade de Lisboa onde se testam novas técnicas. Desta vez vamos capturar o movimento e provar que este elemento não é de todo incompatível com a fotografia. Os resultados são, uma vez mais, surpreendentes. “Isto é viciante!” houve-se do coração de alguns participantes.

Foto realizada durante o workshop por Renata Petti

Foto realizada durante o workshop por Renata Petti

Foto realizada durante o workshop por Renata Petti

Foto realizada durante o workshop por Nuno Luz

Novo local, novas descobertas de uma cidade tão nossa e que tantos de nós desconhece. Em plena Alfama mete-se de novo conversa com os que lá habitam e mais fotos surgem. O difícil é depois quebrar o laço entra quem fotografa e que se deixa amavelmente ser fotografado. Partilham-se obrigados sentidos e acima de tudo, muitos sorrisos. Sim, porque sem o sorriso, a fotografia de rua seria impossível de praticar…

Participantes em ação em Alfama

Karla e Nuno partilham imagens com a gente de Alfama

O workshop está quase a chegar ao seu término e é hora do desafio final. Formam-se as equipas, distribuem-se os temas, e todos partem para colocar em prática os conceitos apreendidos. O objetivo é fazer, de forma partilhada, uma série de grandes fotos. No fim, quando os formadores fazem uma rápida passagem pelas fotos do dia, selecionam-se as melhores e a revelação acontece. As palavras que proferem ao entregar as máquinas para revisão – “Vejam lá, mas não me parece que exista aí grande coisa” – rapidamente se transformam em – “Boa… boa… esta é excelente… ena , grande foto… gosto muito desta… fabulosa composição… parabéns, tens aqui grandes fotos” – surpreendentes resultados.

Foto realizada durante o workshop por José Guerreiro

Foto realizada durante o workshop por José Guerreiro

Foto realizada durante o workshop por Ricardo Lourenço

Foto realizada durante o workshop por Ricardo Lourenço

Mais uma vez temos a agradecer o fabuloso empenho de todos os presentes. A dinâmica de grupo foi excelente, desde os 12 anos da participante mais nova até aos 40 e poucos do mais velho. A paixão demonstrada por todos e a sua disponibilidade foram para além de todas as nossas expetativas. É realmente um privilégio poder contar com participantes deste nível nos nossos workshops. Não temos a mínima dúvida: os nossos são mesmo os melhores participantes do mundo!

Foto realizada durante o workshop por Karla Correia

Foto realizada durante o workshop por Karla Correia

A fotonature vai voltar às ruas de Lisboa já no próximo Sábado para um workshop de nível intermédio há muito esgotado. Para além de mais uma sessão que suspeitamos vá ser muito apaixonante há também lugar para aprender a editar fotos em preto & branco. Esperamos por si num destes dias numa rua do nosso Portugal. Até breve!

Fotos não identificadas: Luís Afonso. Fotos dos participantes editadas em p&b por Luís Afonso

Categorias
Rua Workshops
Etiquetas