Earthshine em Almada

21 Abril, 2013

Marcando o fim de uma longa temporada de chuva, frio e muitas, muitas nuvens, finalmente fomos bafejados pela sorte. Assim, São Pedro reservou-nos um magnífico dia de Sol, para que pudéssemos dar início a mais um workshop fotonature com o ânimo reforçado. Desta vez, o tema era dedicado à fotografia de um fenómeno lunar intitulado de “Earthshine”, curiosamente, um fenómeno que foi descrito pela primeira vez há 500 anos atrás, por Leonardo Da Vinci. Na realidade, foi um esboço apresentado numa das suas obras, um esboço que descreve claramente o fenómeno que todos os participantes tiveram oportunidade de observar, apreciar calmamente e fotografar em pleno.

Fotografia de Bruno Luz
Fotografia de Bruno Luz

Como as imagens retratam, trata-se de uma altura do mês (logo a seguir à Lua Nova) em que a Lua por estar ainda levemente iluminada pela luz directa do Sol (1 a 7%), torna-se visível a restante região do disco que se encontra à sombra, pois é a luz reflectida pelo próprio planeta Terra, que ilumina essa mesma zona, tornando-a suavemente perceptível. Esse fenómeno vai desvanecendo à medida que a Lua fica mais baixa no horizonte, tal como retrata o time lapse registado pelo astrofotógrafo e formador deste workshop, o Miguel Claro.

Time-lapse de Miguel Claro

Com um grupo de participantes mais restrito do que o habitual, pois infelizmente um deles não pôde estar presente, a aula prática decorreu como o previsto, sempre num ambiente descontraído, de grande interesse e entusiasmo, onde até se abordaram temas que foram além da temática inicial, mas que se revelaram também eles importantes para que os participantes pudessem estar preparados para a grande noite que se adivinhava.

Fotografia de Luís Mateus
Fotografia de Luís Mateus

E foram muitas as imagens que puderam ser registadas pelos nossos participantes, muitas e diria eu…Belas Imagens! Seja em close up´s da Lua, seja em imagens de grande campo, onde a Ponte 25 de Abril, mostrou sempre a sua imponência e fotogenia, em consecutivos reflexos espelhados nas águas do nosso “Tagus river”.

Fotografia de Ricardo Campos
Fotografia de Ricardo Campos

Mais uma vez, resta-nos agradecer aos nossos dedicados fotógrafos participantes…Luís, Ricardo, Bruno e Joana, que permitiram tornar possível mais uma tarde e noite fantásticas, contribuindo para aumentar ainda mais, a já conhecida “família fotonature“, da qual todos vocês fazem parte!!! Se o ano passado fomos 150! Este ano seremos muitos mais, graças a vocês, que são os melhores participantes do mundo!

Fotografia de Joana Vilanova
Fotografia de Joana Vilanova

Os workshops de astrofotografia voltam nos dias 29 e 30 de Junho onde vamos voltar ao Dark Sky Alqueva para mais um evento verdadeiramente estelar, onde nos propomos a fotografar a via láctea. Se quiser rumar connosco à primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo inscreva-se já aqui!