Neve na Serra da Estrela

15 Fevereiro, 2013

Foi em ambiente festivo que decorreu o workshop de neve no Parque Natural Serra da Estrela. O Carnaval é uma das datas mais importantes no calendário de actividades da vila de Manteigas.

A secção teórica foi adaptada para o nível de conhecimento dos participantes. Em vez da habitual apresentação de iniciação à fotografia, optámos por uma sessão mais avançada, em que o foco principal foi a composição e a forma como se pode e deve interpretar o que rodeia o fotógrafo. Nos 15 minutos de intervalo desta sessão, um ligeiro passeio pela feira de artesanato da vila, onde foi degustado uma fabulosa jeropiga de fabrico artesanal. Alguns dos participantes optaram mesmo por uma segunda dose.

Fotografia de Augusto Fernandes
Fotografia de Augusto Fernandes

Concluída a sessão teórica, já com o estômago aconchegado do almoço em estilo piquenique que teve lugar no Covão da Ametade, fomos de encontro à Nave de Santo António. O terreno estava desolador. Felizmente, o conhecimento que a FN possui deste Parque Natural permitiu rapidamente encontrar uma solução alternativa com neve. Subimos em direcção à Torre e foi perto dos 2000 metros de altitude que montámos os nossos tripés e câmaras fotográficas e puderam os nossos participantes finalmente disparar.

Fotografia de Paulo Andrade
Fotografia de Paulo Andrade

O ocaso do astro rei teve lugar nas lagoas da Torre. Por entre gelo e neve, uma caminhada de cerca de 20 minutos levou-nos a este local que tem tanto de belo como de inóspito e obrigou os nossos participantes a uma atenção redobrada sobre os motivos a fotografar. Já com o termómetro a indicar temperaturas negativas voltamos à vila de Manteigas para a também já habitual sessão de análise das imagens obtidas pelos nossos participantes. Mais que perceber quem obteve as melhores imagens, esta sessão serve essencialmente para corrigir aspectos relacionados com a exposição e a composição das imagens. A dinâmica de grupo foi excelente durante esta hora e meia de pura análise fotográfica.

Fotografia de Pedro Vasconcelos
Fotografia de Pedro Vasconcelos

Hora de jantar e do merecido descanso. No dia seguinte o sol iria iluminar o Cântaro Magro por volta das 7h30 da manhã e alguns minutos antes já todos teriam de se encontrar no idílico Covão da Ametade. É sempre um regalo para a vista o momento em que os primeiros raios de sol iluminam a cordilheira montanhosa. Durante alguns minutos os nossos fotógrafos obtiveram imagens de belo efeito.

Fotografia de Alexandra Carneiro
Fotografia de Alexandra Carneiro

Eram 10 horas da manhã quando fomos de encontro ao pequeno-almoço e após este momento de restabelecimento de energias fomos ainda visitar a exposição fotográfica de um grande amigo da equipa FN: o Miguel Serra. Foi também o momento em que os nossos fotógrafos tiveram oportunidade de conhecer o trabalho do Miguel e de ver muitas imagens dos sítios por onde passaram.

Fotografia de Ricardo Salvo
Fotografia de Ricardo Salvo

Eram quase 11 hora da manhã e faltavam cerca de 2 horas para o final do workshop e estava na hora de ir visitar o Poço do Inferno: uma das maiores quedas de água deste maravilhoso parque natural. Infelizmente o tempo pregou-nos uma partida e o workshop teve de terminar um pouco mais cedo.

Fotografia de Baltazar Machado
Fotografia de Baltazar Machado

As nossas aventuras prosseguem já nos dias 23 e 24 de Fevereiro com um workshop que é uma das novidades FN para 2013: A Natureza da Composição. Em termos de maravilhas naturais, vamos voltar à Serra de Aire nos dias 16 e 17 de Março para um dos nossos workshops mais queridos. Vamos poder mergulhar bem no interior de Portugal através de uma sessão fotográfica dentro das Grutas de Mira de Aire. Não percam!