Workshop Documentário de Natureza

Lisboa, 14 e 15 Outubro 2017

Da captura de imagens vídeo, à sua edição e construção do arquivo, à escrita, rodagem e montagem de documentários de natureza, tudo será abordado nesta formação. Para além deste domínio técnico, serão também abordadas questões como: no controlo da exposição, para a mesma quantidade de luz registada, interessa (ou não) se se filma com velocidade de obturação alta ou baixa? Por que ordem transmitir informação para maximizar a atenção do telespectador? Para o sujeito do mesmo tamanho no fotograma interessa (ou não) se se filma com grande-angular (perto) ou teleobjectiva (longe)? Ao contrário de uma imagem fotográfica, geralmente a imagem vídeo vale pouco quando não inserida numa sequência. Participe e aprenda como tirar partido das suas filmagens e construir histórias para partilhar.

Inscrever-se já! Partilhar no Facebook

Líderes desta experiência


Luís Afonso

Luís Quinta (esquerda) é fotografo profissional de natureza há mais de 25 anos.Tem publicados mais de mil artigos e reportagens fotográficas. É autor de vários livros e tem colaborado em muitos outros em Portugal e no estrangeiro. Foi fotógrafo convidado no projecto Wild Wonders of Europe. Tem sido premiado em vários concursos nacionais e internacionais. Colabora regularmente com a National Geographic Portugal e a Visão.

Ricardo Guerreiro (direita) nasceu no Funchal em 1977 mas cresceu em Almada, e reside em Lisboa. Fotógrafo freelance, tem na natureza e temas do mundo rural os seus motivos de trabalho. As suas imagens têm sido publicadas em livros e revistas da especialidade como a National Geographic Portugal, Visão, etc. É autor do livro “Almada Natureza Revelada”, uma viagem sobre o património natural em ambiente urbano.

Em 2013, os fotógrafos uniram esforços e estrearam-se no documentário de natureza com o filme “Arrábida – da Serra ao Mar”. Entretanto realizaram mais dois filmes de natureza para a televisão portuguesa: “Almada – Entre o Rio e o Mar” e “Reino Maravilhoso – Por Terras do Alvão e do Marão”. Mais info sobre os bastidores destes filmes: reportagem SIC Almada e bastidores Arrábida.

Informação rápida


Local Lisboa
Data 14 e 15 Outubro 2015
Preço 250€
Nível Fotográfico Iniciado/Intermédio
Estilo Fotográfico Cinegrafia
Duração 14 horas
Nível Exigência Física Fácil
Nº Participantes Mínimo: 6, Máximo: 10
Formadores Neste workshop estarão presentes dois formadores
Código 1217

Condições de Participação FAQ

Condições Específicas


Pagamento
50% via transferência bancária no acto da inscrição. Os restantes 50% devem ser pagos até 8 dias antes da data do workshop. Neste workshop não é aplicável o programa de fidelização Primeira Luz.

Inclui
Seguros
Sessão teórica/prática em sala
Conteúdos lecionados em formato PDF
Certificado de Participação

Exclui
Deslocação, Refeições e estadia
Outros extras, incluindo material fotográfico e informático

Carga Horária


Sábado, 14 de Outubro 2017 Teórica (10h-18h)
Conceitos e Técnicas Fundamentais de Cinematografia
Equipamento
Técnicas de Campo na Cinegrafia de Natureza
Do Papel ao Filme Final
Edição e Montagem
Domingo, 15 de Outubro 2017 Prática (10h-13h: filmagens no campo) e Teórico/Prática (14h-18h: edição e montagem duma sequência)
* Com intervalo para almoço de 1 hora. Almoço livre.
Total: 14 horas

O que trazer consigo


Material a Trazer de Casa (Opcional)
Câmara de vídeo, ou fotográfica/telemóvel que filme (idealmente com várias gamas focais disponíveis). Tripé, idealmente com cabeça de vídeo. Computador com aplicação de edição e espaço disponível (pode ser com recurso a armazenamento externo) para descarregar ficheiros de exercício (a fornecer pelos formadores) e filmagens da aula prática.

Pré-Requisitos
Filmagens: é fundamental ter noções mínimas fotográficas (controlo de exposição, etc). Embora desejável, não precisa ter câmara de vídeo. Qualquer câmara fotográfica ou mesmo um telemóvel que filme servirão para apreender os conceitos e realizar os exercícios que serão propostos.
Edição e montagem: é fundamental saber utilizar o sistema operativo do seu computador e idealmente ter uma aplicação de edição e montagem de vídeo (Final Cut Pro, Adobe Premiere, iMovie, Windows Movie Maker, etc) e conhecer a aplicação que usa (os formadores transmitirão conhecimentos fundamentais de edição e montagem transversais a todas as aplicações mas cada utilizador deve conhecer a que usa).

Categorias
Cinegrafia Workshops