Viagem às Crateras da Lua

Observatório da Cumeada, 28 e 29 Outubro 2017

É na Cumeada, próximo de Reguengos de Monsaraz, que se encontra a sede do Dark Sky© Alqueva, albergando um avançado Observatório Astronómico equipado com telescópios da mais alta tecnologia que permitem estar na vanguarda da observação óptica e astro-fotográfica, seja de céu profundo, à observação e fotografia solar, lunar e planetária. Com instrumentos de 5” a 16” e um céu incrivelmente escuro, transparente e contrastado, esta experiência destina-se a participantes com conhecimentos de fotografia que queiram mergulhar e deixar-se inspirar num novo e fascinante mundo da fotografa lunar mais intimista, onde em “Close Up” irão embarcar numa viagem óptica e fotográfica envolvente através de um telescópio de 350mm de abertura e 4000mmm de distância focal, viajando literalmente a poucas dezenas de milhares de quilómetros da superfície da lua, ao vivo e em directo, por mares, vales e crateras que de outra forma não teriam a oportunidade de observar e registar em vídeo e fotografia com os seus próprios olhos e as suas próprias mãos. Nesta experiência ímpar, a Primeira Luz e em parceria com o Dark Sky® Alqueva oferece-lhe a oportunidade única de fotografar dentro de um Observatório e de ficar a conhecer mais sobre este fascinante satélite natural da Terra, uma experiência guiada pelo astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva e fotógrafo profissional Miguel Claro.

As experiências da série INSPIRAR são destinadas a quem já sente à vontade com a câmara e para quem deseja experimentar novos estilos, novos conceitos, novas experiências e colocar-se a si próprio fora da habitual zona de conforto. O objectivo principal não é ensinar, nem dar a conhecer a riqueza de um local; o intuito é inspirar e com isso usar a fotografia para nos conhecermos melhor, como fotógrafos e como pessoas e passar por uma experiência realmente marcante. Num passeio temático há sempre um assunto que procura unir todos os participantes e que serve de poção para agitar o caldeirão mágico da fotografia que se vai produzir durante o evento.

Inscrições até 20 de Outubro

Inscrever-se já! Partilhar no Facebook

Líder desta experiência


Miguel Claro

Miguel Claro
Miguel Claro é fotógrafo profissional, autor e comunicador de divulgação científica na área da Astronomia. As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas nos diversos meios de comunicação social, nas mais prestigiadas revistas e páginas internacionais como a «Astronomy Picture of the Day» da NASA. É o fotógrafo oficial da reserva Dark Sky Alqueva que conhece como ninguém.
Saber mais

Informação rápida


Local Observatório da Cumeada, Sede Dark Sky Alqueva
Data 28 e 29 de Outubro 2017
Preço 160€
Nível Fotográfico Intermédio/Avançado
Estilo Fotográfico Astrofotografia
Duração 10 horas
Nível Exigência Física Não aplicável
Nº Participantes Máximo 10
Formadores Neste workshop estará presente um formador
Código 0917

Condições de Participação FAQ

Condições Específicas


Pagamento
50% via transferência bancária no acto da inscrição. Os restantes 50% devem ser pagos até 8 dias antes da data do workshop.

Inclui
Apresentação da Experiência
Sessão de Astrofotografia
Sessão de análise/edição das fotografias obtidas
Seguro de Acidentes Pessoais

Exclui
Sessões teóricas sobre técnica fotográfica
Deslocação, Refeições e estadia
Outros extras, incluindo material fotográfico

Testemunhos


“Fazer um workshop em família”, seria o título que escolheria para descrever o meu primeiro workshop com a Primeira Luz. Foi um fim-de-semana muito bem passado, na companhia de estranhos-conhecidos – aquela classe de gente com quem nunca falámos, mas com quem de imediato nos sentimos completamente à vontade. Nem a falta de colaboração do São Pedro conseguiu abalar a galhofa geral e o bom humor. 🙂 A repetir! ” Tânia Carvalho

Descobri neste workshop o mundo fantástico da astrofotografia. Apreciei, em particular, a clareza da apresentação feita pelo nosso formador e a sua competência na matéria. O grupo de participantes, muito solidário, contribuiu para o bom humor no desenrolar dos trabalhos. Este foi para mim o primeiro passo, mas não vou deixar de continuar a explorar o mundo da noite à luz das estrelas e a apontar as minhas objectivas em direcção à lua. ” João Reis

Tratou-se do meu primeiro workshop de astrofotografia, pelo que aprendi imenso. O formador dominava o tema na perfeição, sendo claro na sua explicação. ” João Dias

Programa


Dia 1 :: 17h – 0h
Palestra “Inspirar” sobre os fascínios do Cosmos e sobre a arte de fotografar o Universo! Sessão Sunset: Prova de Vinho Licoroso acompanhado de uma Observação do Sol no exterior com Telescópio Solar.
Jantar convívio no Monte dos Palaios em ambiente descontraído com a gastronomia da região, onde haverá tempo para troca de ideias e experiências incentivando a dinâmica de grupo, o conhecimento e a amizade, factores essenciais para despertarem em si a inspiração e criatividade.
Sessão no Observatório da Cumeada (sede Dark Sky®): Observação e Fotografia das crateras da Lua através de um C14, equipamento óptico especializado para o efeito. Todos os participantes terão a possibilidade de observar e fotografar detalhes dos mares, vales e crateras da Lua, que se tornam visíveis nesta altura do mês, entre o jogo de luzes e sombra resultante da interacção da nossa estrela, o Sol, e a superfície do nosso satélite natural, permitindo assim uma experiência visual e fotográfica verdadeiramente incrível, que poderá ser registada tanto em video como em fotografia ao longo da noite. Teremos anéis próprios disponíveis para adaptar às baionetas de câmaras Reflex de marca Canon e Nikon. (Para outras marcas, terá de ser o próprio participante a adquirir antecipadamente um adaptador compatível, contacte-nos em caso de dúvida).

Dia 2 :: 10h – 13h
Sessão teórica/prática em sala. Análise/edição das fotos obtidas na noite anterior pelos participantes.

O que trazer consigo


Equipamento Câmara fotográfica; Tripé; Cabo disparador com fio; Pano de limpeza; Baterias carregadas; Lanterna
Vestuário Roupa e calçado adequado a caminhadas de pequena duração em clima frio (noite)