FAQ

Como devo fazer para me inscrever num workshop?

Preencha o formulário de INSCRIÇÃO, seleccionando o workshop que mais lhe agrada. Faça-o com antecedência, tendo em conta que existe um nº limitado de participantes em cada workshop.

Que câmara fotográfica devo levar para um workshop?

Nos nossos workshops é fundamental que a sua câmara permita regular a abertura e a velocidade do obturador (tempo de exposição). Aconselhamos por isso que traga consigo um dSLR ou uma compacta avançada que permita alterar os parâmetros anteriormente descritos. Nalguns workshops, como é o caso dos de Fotografia de Rua e Viagens pode usar uma compacta completamente automática, mas haverá lições que não poderá acompanhar pois têm como pré-requisito o controlo manual da exposição. Se ainda não comprou a sua máquina e está a pensar inscrever-se nos nossos workshops teremos todo o gosto em aconselhar que máquina se adequará melhor aos seus objectivos como fotógrafo e também garantir que possa ser usada de forma completa nas nossas sessões.

Não sei nada de fotografia. Posso participar num workshop de nível Iniciado?

Sim, claro! Estes workshops são indicados a todos os participantes, de todas as idades. Para participar nos workshops de nível iniciado não necessita de nada: apenas de vontade de aprender e, claro, uma máquina fotográfica (que lhe pode ter sido oferecida no dia antes…). Nestas sessões todos começam em pé de igualdade. A componente teórica expõe conceitos básicos da fotografia digital para que, quando nos encontrarmos no terreno, todos possamos falar a mesma língua. O nosso objetivo é simples: fazer com que se apaixone por esta maravilhosa forma de arte, ao mesmo tempo que faz fotografia de qualidade, apoiado por pessoas que sabem e nos locais mais inspiradores. Tudo isto, num ambiente amigo e de forte partilha.

Nos workshops de nível Intermédio quais são os pré-requisitos?

Nas sessões de nível superior a iniciado o participante tem de conhecer os comandos da sua câmara e tem de saber onde regular e aceder às diferentes opções. Em especial, deve saber onde alterar os parâmetros da exposição, tais como velocidade, abertura, ISO, entre outros. Nestes workshops não há tempo para explicar o b-a-bá da câmara fotográfica. Se precisa de ajuda nesse sentido deve inscrever-se num workshop de nível iniciado.

Nos workshops de nível Avançado quais são os pré-requisitos?

As sessões de nível avançado destinam-se a fotógrafos com alguma experiência de campo e com um sólido conhecimento da teoria e técnica fotográfica. Nas sessões de nível avançado não apresentamos conteúdos de iniciação à fotografia e estamos à espera que todos saibam o que é “exposição”, “abertura” e “f-stops”, para nomear apenas alguns conceitos. Nos workshops de nível avançado leva-mo-lo(a) logo para o terreno e tudo é preparado ao pormenor, desde a escolha dos sítios a fotografar – os mais difíceis de encontrar e os mais selvagens e mágicos -, a melhor hora para o fazer, as escolhas a tomar no momento da captura e como selecionar/organizar/editar as fotos para produzir o trabalho final. Estes workshops são estritamente limitados a 6 ou 8 participantes para garantir um aconselhamento próximo e mais espaço para fazer as suas fotos. Não queremos que nada falhe!

As refeições e alojamento estão incluídas no valor das experiências fotográficas?

Na maior parte delas não. Leia a ficha de cada uma para ficar a saber tudo. Cada participante é responsável pelas suas refeições e alojamento. No entanto, a nossa equipa apresenta sempre soluções económicas para cada participante poder escolher a melhor opção.

Para encontrar as melhores opções de alojamento recomendamos que aceda à página do trivago, onde decerto encontrará toda a informação necessária para escolher o melhor hotel, ao melhor preço.

Posso levar um familiar ou amigo para me acompanhar durante o workshop ou passeio?

Nos workshops, familiares ou amigos serão bem vindos para se juntar ao grupo durante as sessões práticas, desde que não interfiram com o normal funcionamento do workshop. Cada participante poderá fazer-se acompanhar até ao máximo de uma pessoa e deverá indicar essa situação no acto da inscrição. Nos workshops que envolvam visitas pagas a locais (incluídas no preço do workshop) poderá ser necessário que o acompanhante suporte esses custos.
Devido a limitações de sala, os acompanhantes não podem estar presentes nas sessões teóricas.

No que diz respeito aos passeios fotográficos, deverá consultar a informação relativa ao passeio em questão, de modo a perceber quais as regras aplicáveis aos acompanhantes. Nos cursos em sala é interdita a presença de acompanhantes.

Os workshops são concebidos para fotógrafos amadores ou profissionais?

Para ambos. Por favor, seja honesto com o formador em relação aos seus conhecimentos e nível fotográfico para que lhe possamos dar o acompanhamento personalizado que precisa.

E se chover?

A nossa vasta experiência como fotógrafos  “diz-nos” que é em condições meteorológicas de chuva que se conseguem alguns dos melhores momentos de luz para fotografia de natureza e algumas das imagens mais bonitas na cidade. Se essas condições se degradarem consideravelmente ou colocarem em risco os participantes, será providenciada uma alternativa para o grupo com formação em sala. Caso contrário a aventura continua…

Desistências?

– até 40 dias, devolução do dinheiro na totalidade;
– até 20 dias, oferecemos um voucher no valor do workshop com validade de 6 meses;
– menos de 20 dias, implica a perda total do valor pago (sem direito a qualquer reembolso ou voucher).

Cancelamento?

No caso de uma experiência ser cancelada por parte da Primeira Luz, devido a alguma situação imprevista, será sugerida uma nova data para a sua realização. Na impossibilidade do participante comparecer nessa nova data, será devolvida a totalidade do montante já transferido.

Preços especiais para empresas/entidades?

Sim, se pretende a organização de um workshop especifico para um grupo, por favor, entre em CONTACTO connosco, para saber as que vantagens e descontos temos para a sua empresa.

Preços especiais para participantes?

Sim, todos os participantes em experiências Primeira Luz beneficiam de um desconto de 20% sobre o preço de workshops organizados em exclusivo pela Primeira Luz. Este desconto de 20% não se aplica a Passeios Fotográficos, Cursos ou Workshops organizados em parceria.