COVID-19
A Primeira Luz implementou um protocolo interno no âmbito da atual pandemia de COVID-19, com implicação nos seus passeios fotográficos e workshops/cursos de fotografia. Nesta página apresentam-se, de forma sucinta, as normas aplicadas aos participantes, no sentido de os protegerem de forma a todos podermos fotografar com a máxima segurança. A informação poderá ser complementada caso a caso no programa de cada atividade.
WORKSHOPS/CURSOS DE FOTOGRAFIA
A sessão teórica de todos os nossos workshops e cursos de fotografia (excepto os de astrofotografia) passa a ser ministrada através de conferência web. Esta solução permite que cada participante possa, em total segurança, assistir aos conteúdos expositivos em sua casa. Para isso, apenas precisa de instalar no seu computador o software gratuito de video-conferência indicado no programa do workshop/curso.
À componente prática dos workshops e cursos aplicam-se as regras dos passeios fotográficos enumeradas abaixo.
PASSEIOS FOTOGRÁFICOS
As medidas a serem adotadas pelos participantes incluem:
1. Respeitar os circuitos adaptados, normas, medidas de segurança e de higiene recomendadas pelo líder do passeio;
2. Garantir individualmente o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos e do distanciamento físico recomendado:
a) Desinfetar as mãos antes e depois de cada viagem de carro;
b) Evitar o contacto manual com as superfícies;
c) Manter o máximo de distância entre os restantes participantes, garantindo o distanciamento físico recomendado entre pessoas, durante toda a atividade;
d) Evitar a troca de bens materiais entre participantes e dar preferência ao pagamento eletrónico e sem contacto direto.
3. Utilizar uma máscara facial durante as viagens de carro, de acordo com a legislação em vigor e a Orientação 019/2020 “Utilização de Equipamentos de Proteção Individual por Pessoas Não Profissionais de Saúde“, da DGS.
4. Abster-se de participar no passeio, no caso de apresentar sintomas sugestivos de infeção respiratória, excetuando casos urgentes e em circuitos cujo destino são unidades de saúde – caso o faça com sintomas respiratórios, deve utilizar uma máscara cirúrgica e reforçar as medidas acima descritas.
Cada participante deverá transportar consigo máscaras para todos os dias e solução antisséptica de base alcoólica para proceder à higienização das mãos e outros equipamentos.
A Primeira Luz pede a cada participante que nos informe caso apresente alguns sintomas antes do passeio ou caso tenha estado em contacto com alguma pessoas que apresentassem esses sintomas. Da segurança de cada um de nós depende a segurança de todos.